terça-feira, 15 de setembro de 2009

eleições 2010 e internet

Seguindo a linha do post "Internet nas eleições: Faça a sua parte !" no blog Trezentos, mandei e-mail aos senadores em forma de marcar minha posição sobre a proposta do Senado Federal de restringir a circulação de informações na internet a respeito de candidatos no período eleitoral que se segue.
Detalhes à parte, o maior engano ao meu ver é querer equiparar a internet a outros meios de comunicação em massa. Aqui, quem fala somos tod@s nós! Não há grupos controladores e monopolizadores. Bem, é claro que há grupos controladores também aqui no mundo virtual, mas aqui eles não dominam como o fazem "lá fora".
Enfim, mandei e-mail para os senadores e recebi uma resposta. Nilson da Silva Rebello, assessor do senador Marco Maciel (DEM-PE). Segue abaixo:
de:               Nilson da Silva Rebello
para:            Alberto Geraissate
data:            15 de setembro de 2009 11:45
assunto:        RES: Eleições 2010 e internet
enviado por: senado.gov.br

Prezado Senhor Alberto,

Incumbiu-me o Senador Marco Maciel de agradecer seu e-mail e parabenizá-lo pelo exercício de cidadania.

É necessário contextualizar sua ponderação. Atualmente existe Resolução do TSE dispondo que somente pode haver uso da Internet, no site do candidato, ou do partido. Além de ser necessário usar o sitio como ".can" e não ".com", que dificulta o acesso.

Na proposta apresentada, pelo Senado Federal, está sendo liberado o uso indiscriminado da Internet, como não poderia deixar de ser. Somente nos sites destinados à veiculação de notícias e informações ao público em geral, que aplicam-se os mesmos critérios para os jornais, para as eleições Presidenciais.

Esta característica está baseada na isonomia de aplicação dos critérios da lei para todos, e por outro lado em função das limitações técnicas de incluírem sitio nacionais, publicidade estadual ou municipal.

A se manter a situação atual, ficam valendo as disposições do TSE.

Entretanto a posição do Senador Maciel é de acatar a decisão do Plenário.

Cordialmente,
Nilson Rebello, Chefe de Gabinete

Fiquei contente com a resposta. É claro que isso não significa muita coisa, mas me incentivou a praticar mais atitudes dessa natureza. E você, já mandou um e-mail pro Senado?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Veja também